sábado, 14 de janeiro de 2017

Fiz amigos bebendo leite (de kefir)

Dizem que não se faz amigos bebendo leite... ora, isso é porque os sujeitos que repetem essa frase não conheciam o kefir! 😊Explico...

Hoje é aniversário da Flú, e qual não foi minha supresa ao ver que também era aniversário da Kelly! Pois bem, fiz essas duas amigas bebendo leite!🍶🐄

A Kelly me doou kefir quando eu estava em São Paulo, e agora está procurando alguém que doe pra ela em Toronto. Encontrei o contato dela em uma lista de "Doadores de kefir em São Paulo" no instagram da nutri que entende tudo sobre kefir, a Djulye Marquato - @djulye.  

No mesmo instagram, na lista de doadores de kefir no exterior, a Flúvia me encontrou, quando eu morava em Lisboa. E foi assim que começaram duas grandes amizades! Parabéns pras minhas amigas capricornianas, corredoras, consumidoras de kefir de leite! 🎉🎈Beijos do Brasil pra Portugal e pro Canadá!

Mas, afinal, o que vem a ser kefir? São microorganismos que fermentam o leite e produzem uma espécie de iogurte. (Também há kefir de água, de suco de uva... mas não tratarei desses.)

Nos grãos de kefir de leite concentram-se mais de 30 bactérias + fungos que vivem em colônia e são benéficas a nossa saúde. O kefir alimenta-se da lactose do leite e, após 24 horas, podemos coá-lo, obtendo o kefir de leite, que é um alimento probiótico.

O kefir de leite reequilibra a  flora intestinal e ajuda no melhor funcionamento dos sistemas do nosso corpo, inclusive prevenindo doenças. Quase um elixir da longa vida! rs

Como diz a Kelly, são os "kefilhos". Sempre tenho que garantir que há leite em casa pra alimentar os bichinhos! E eles precisam de cuidado. Mas em troca, eles nos dão um alimento bem melhor do que o leite que compramos no supermecado. É uma simbiose! 💙

Além do "iogurte", faço uma espécie de "iogurte grego" e/ou "queijo grego", e nesse caso o sabor agrada a mais pessoas, porque a acidez diminui. 

Para preparar o grego, eu coloco o kefir (já coado e sem os grãos de kefir) em um coador de pano e guardo na geladeira. O kefir vai dessorar e o sorinho que cai no fundo do copo/jarra é como whey protein (até melhor, por ser mais natural!). Vocês podem incluir na alimentação, misturando com algo para evitar o gosto azedo (por exemplo na sopa), e também podem usar para adubar as plantinhas! Elas adoram!

Vale a pena pesquisarem mais sobre o assunto!

Aqui fica um videozinho em que ensino um pouco sobre o kefir, como cuidar e o que se pode fazer com ele:

E, para quem se interessou, seguem alguns links ótimos sobre o assunto:

Do blog da Kelly (Maravilhoso para receitas! E está entre as sugestões de blogs na lateral direita deste meu):

De vídeos da Djuye Marquato, a nutricionista que sabe do assunto com muita propriedade, e responsável por eu ter feito amigas bebendo leite (fermentado pelo kefir) rs: 
🐄Kefir: Perguntas e respostas (ao vivo): https://www.youtube.com/watch?v=NLtaEwYq1YE&t=9s
🐄Como faço com o kefir quando for viajar? https://www.youtube.com/watch?v=zmQT_uxUQBo
🐄Quem é intolerante a lactose, pode consumir o kefir de leite? https://www.youtube.com/watch?v=NIxwWUKq1ec
🐄Meu kefir está muito ácido, como ajustar isso? https://www.youtube.com/watch?v=pKP8omKiesc&t=23s

Se, depois desse post e de alguma pesquisa, vocês quiserem kefir, podem entrar em contato comigo, porque doo kefir de leite em São Paulo, capital!

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Aeee, Mi!! Quem quiser kefir em Brasília pode entrar em contato com vc, não é mesmo?
      Beijos

      Excluir
  2. Também fiz grandes amigas bebendo leite (de kefir)! Haha muita saudade de vocês! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Nath! Muita saudade tbm! Vc viu o vídeo da Djulye que ela fala sobre a lactose? (coloquei aí em cima). Quanto mais tempo deixar fermentando, mais diminui a porcentagem de lactose, e como vc não tem intolerância, acho que é tranquilo tomar de vez em quando...
      Obrigada pelo comentário aqui no blog! S2
      Beijinho grande!

      Excluir
  3. Marinoca, meus kefirs estão lindos, já, já serei doadora....Obg por me apresentar o kefir❤️❤️❤️❤️❤️...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia!!! Por nada! Fico feliz que tenha gostado!
      Agora que finalmente parei pra escrever esse post e concentrei nele links com boas e relevantes informações, vc pode mandar para os seus amigos para quem for doar! :)
      E obrigada pelo seu comentário aqui!! Adorei!
      Beijos!

      Excluir
  4. Marina, não sabia que você consumia o kefir, estou louca para experimentar e "consertar" meu intestino aliás, o da Dona Lourdes também! Grande beijo e saudades, Rayssa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa!
      Pode pegar com a gente! Ele está se multiplicando tanto e preciso mesmo doar!
      Saudade! Beijos pra vc e pra tia Lourdes!

      Excluir
  5. Boa tarde Marina, você ainda está doando Kefir? Foi recomendado por meu médico e procurando, achei seu site com muitos comentários favoráveis, estou precisando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou doando kefir sempre! Pode me mandar um email para marinabfig@gmail.com, que combinamos!
      Fiquei feliz que tenha encontrado meu post ao pesquisar sobre kefir!
      Abraços,
      Marina.

      Excluir
  6. Quem não tiver tempo de cuidar a cultura pode comprar o kefir liofilizado neste link https://br.pipingrock.com/?rwcode=CLG586,é do Canada. Chega em duas a tres semanas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.