terça-feira, 2 de julho de 2013

A trilha sonora da sua corrida

Ouvir música no treino de corrida é bom. Motiva, distrai... e tem músicas que só de começarem a tocar, te dão uma impulsão instantaneamente!

Tem dias, porém, que resolvo correr sem fone no ouvido. O interessante é que a gente passa a ouvir o que está ao nosso redor, além de ouvir o próprio corpo.

Numa manhã fria, o parque está vazio. Mas além de você, todos os passarinhos acordaram, prepararam a mochila para o dia todo e juntaram-se aos seus parceiros do Coro.

Do nada, você cruza com um bicho diferente, tipo um pato com a cara vermelha. 

Por alguns minutos você até esquece que mora na cidade grande. Só que de repente surge o som das buzinas, vindo do outro lado da grade do parque, e este zunido característico não nos deixa enganar: estamos em São Paulo.

Então você continua seguindo o seu caminho, e ouve o  quarteto que João Gilberto montou em sua música: lá estão o pato, o marreco, o ganso e o cisne.

E por entre a música urbana misturada aos sons da natureza, você passa a ouvir cada passo. E quando pisa no chão lamacento, um ‘splash’ que sobe e suja o lindo tênis de barro.

E por entre sopros do vento, você ouve sua respiração. E quando ela fica mais ofegante, você tenta se concentrar mais, pensando “fácil, leve, suave” (dicas do Caballo Blanco - que foi um corredor espetacular e é um dos personagens principais do livro Nascido para correr). Então, você vai aprendendo a ouvir sua respiração e a mudar seu ritmo quando necessário.

E correndo sobre a terra batida, é ideal que você tente ouvir as batidas do seu coração. Durante todo esse tempo em que a terra vira uma esteira rolante, ele bate mais forte. E conforme a atividade física vai fazendo cada vez mais parte da sua vida, o ritmo cardíaco vai se estabilizando... É porque o que começou com uma euforia de uma paixão, virou amor. E daí você vira um corredor, com ou sem música.

8 comentários:

  1. Simplesmente sensacional!

    Qual é o seu limite, na corrida e na escrita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na corrida, por enquanto, é 27km... em breve será 42!
      Na escrita, é difícil dizer... mas, certamente, um livro seria uma ótima meta!
      Beijos!

      Excluir
  2. Marina, você dá um show de Motivação! Parabéns! Está me incentivando e muito a iniciar a prática e confesso que relutei um tempão, mas a forma como você aborda o assunto, não apenas nos esclarece como também funciona como um ímã me levando a ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Katya!!
      Fico realmente feliz em saber!
      Apoio totalmente sua decisão de começar a correr!
      Espero continuar incentivando e, quem sabe, ajudando com algumas dicas!
      Beijos!

      Excluir
  3. oi marina
    cê chega lá, nos 42 e no livro
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, tio Maurício!!
      É você, né?!
      O jeito de escrever "cê" revela a sua identidade! ;)
      Beijão!

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto e blog Marina, muito bom. Gostaria de ter sua força de vontade para correr e alcançar objetivos, mas por enquanto estou só na academia mesmo. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Denis!!! :)
      Vi que vc voltou a postar no seu site http://emagrecersemdieta.com.br
      Parabéns também!!
      E quando quiser começar a correr, acho que pode gostar mais do que da academia! rs
      Beijos!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.