segunda-feira, 8 de julho de 2013

Running like a girl

Voltando à história do meu treinamento para a maratona, eu tinha parado ainda no começo do ano, quando fui aos médicos, fiz exames, etc...

Desde lá, alguns novos hábitos foram se incorporando ao meu dia-a-dia, como tomar whey protein depois do treino. Quando a nutricionista disse que me passaria whey, eu perguntei “Mas isso não é só pra homem?!” Ela riu. E me explicou que não.

Basicamente, o whey é uma proteína artificial que advém do soro do leite, de rápida absorção, e que auxilia na manutenção da massa muscular e no fortalecimento do sistema imunológico. Enfim, o whey entrou na lista das coisas as quais deixo separadas na noite anterior...

Se você mora em São Paulo, e seu trabalho não é a um pulinho da sua casa, é necessário organizar o dia, para que dê tempo de fazer as atividades essenciais (confesso que fico chateada e um pouco incomodada quando as pessoas dizem que não fazem atividade física por falta de tempo).

Toda santa noite, portanto, deixo as coisas arrumadas: roupa pro esporte, toalha, roupa pro trabalho, lanche pra parte da manhã e da tarde (porque é sempre mais saudável o que eu preparo do que qualquer coisa que eu vá comprar).

Preparada para o dia todo, saio de casa parecendo uma sacoleira! Ainda bem que o Clube Ipê e o Parque do Ibirapuera são um do lado do outro, permitindo que eu tome banho no clube não só depois da academia, como depois de correr no parque! E ainda bem que dali o trânsito para o trabalho flui mais do que saindo de casa! (Outro estímulo para treinar de manhã!)

Acontece que nem tudo é tão organizado e lindo, porque às vezes dá preguiça de arrumar as coisas de noite e deixo tudo para fazer de manhãzinha... o que além de causar um pouco de tumulto e atraso (vivo correndo contra o relógio), é um perigo! Na correria, já deixei pra trás: whey, toalha, meia, sabonete, chinelo, brinco, relógio, calcinha (aaai!). Pra quase tudo, porém, mulheres acham uma solução!

E falando em ser mulher, além de a gente precisar se preocupar com brinco, anel, corrente, maquiagem, secar o cabelo (diga-se de passagem, tem sido mais prático depois que cortei!), mulheres têm outro detalhe que deve ser levado em conta para o treinamento de uma maratona: o ciclo menstrual.

Para as mulheres, as fases pré-menstrual e menstrual podem representar não só irritabilidade e instabilidade emocional, como queda na força, velocidade e resistência, e um consequente aumento da fadiga. Em função disso, na planilha do Marcão há uma área reservada para o acompanhamento do ciclo menstrual, no qual ele se baseia para montar meus treinos.

Por essas e por outras, se você é marinheiro de primeira viagem (e até mesmo se é experiente) é bem importante ter um treinador que te dê uma atenção especial e te alerte para diversos aspectos que influenciam o treinamento. Por essas e por muitas outras orientações, eu e meu irmão dizemos que “o que o Marcão fala, vira lei”!

Em breve voltarei com o “por outras”!

6 comentários:

  1. É isso aí Marina!!
    Com boas dicas pra moçada enfrentar o dia a dia de Sampa, mais preparados fisicamente e como consequência emocionalmente também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mãe! Arrumar tempo pra treinar sempre no meio de trabalho, estudo e todas as coisas da vida, não é fácil... Ainda mais nessa cidade que não dorme, nem anda! É preciso organizar-se e estabelecer prioridades... E claro, poder contar com vc, o papai e o Lucas, no dia-a-dia, faz toda a diferença!
      Beijos!

      Excluir
  2. Hey Má!! Difícil acompanhar o seu nível de escrita pra comentar seus posts!! heheh Mas queria que vc soubesse q por mais que eu não comente todos, sempre separo um tempinho pra admirar seus textos!! Às vezes a gnt gosta tanto de uma pessoa, mas acaba não conseguindo transmitir, esquecendo-se de dizer, às vezes por achar que já está subentendido... Acho uma falta grave. Então, por mais que eu não diga sempre, não esqueça o qnt te admiro!
    Aliás, outra coisa que acho lindo de se ver e valorizar é essa união da sua família! Parabéns pra vcs!!!
    Bjãaao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia!!
      Que linda que vc é!
      Fiquei emocionada com seu comentário! Muito muito obrigada por alegrar meu dia!
      Também gosto tanto tanto de vc! Vamos combinar de nos ver assim que passar a maratona?! (pq precisamos de bastante tempo pra conversar!)
      Beijos!

      Excluir
  3. (Acabo de perceber que eu já tinha escrito um outro comentário outro dia, mas não concluí a publicação pois ainda não estava cadastrada...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Bia, pois é... vc não foi a primeira!
      Já me disseram que escreveram e na hora de publicar não apareceu!
      Já mexi nas configurações e achava que mesmo sem ter um perfil google+, as pessoas poderiam comentar... mas acho que não tá dando certo, né?!
      Obrigada por ter se dado ao trabalho de se cadastrar!! :*

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.