sábado, 31 de janeiro de 2015

Correr (em) Lisboa

Na semana passada conheci outro grupo que se reúne na cidade de Lisboa para correr. Trata-se do Correr Lisboa! Às 19h15, das terças-feiras, eles reúnem-se próximo à saída do metrô cidade universitária.

Eu já tinha feito aula de pilates naquele dia e me planejado para ir ao treino à noite. Chegando perto da hora de sair, quase desisti, porque esfriou bastante. Mas, eu já tinha até contado pra alguns amigos que iria, e senti que aquilo era muito vinculante. Imaginem só, eu teria que "desfalar" pra todo mundo, justificando que estava bom estudar em casa com meu aquecedor...

Mas então pensei que seria muito fixe (= "legal" em Portugal) comparecer a esse treino que era ao pé (= "perto" em Portugal) de casa e onde eu teria companhia e poderia conhecer mais corredores! (Mãe, pai, Lucas, Magá, Vaine, Aline, a companhia de vocês faz falta por aqui!)

Então me encapotei dos pés à cabeça! Literalmente! Manga comprida, calça comprida, agasalho esportivo que corta o vento, meias, polainas, gola, luvas, e até um boné quentinho que dá pra abaixar uma parte e cobrir as orelhas! Como recomendado no evento do facebook, também levei minha faixa que coloco na cintura e onde posso colocar garrafinhas de água. E o companheiro de sempre: o garmin!

Peguei o autocarro (= "ônibus" em Portugal) - hoje estou ensinando muitas palavras portuguesas pra vocês! - e cheguei no ponto de encontro. Logo encontrei um monte de "loucos" que como eu iriam encarar aquele frio! Nós nos juntamos na escada do refeitório da universidade (a minha Universidade de Lisboa, ou como eles chamam aqui, a Clássica!) para tirarmos uma foto.

Corredores de Lisboa. Eu sou um pontinho rosa escuro com gola verde, boné vermelho e luvas cinzas, mais à esquerda da foto
(Como diz meu pai, e que adoto como lema, cafona é passar frio!). Créditos da foto para o Correr Lisboa.
Então, os guias daquela noite perguntaram-nos quem estava num treino do Correr Lisboa pela primeira vez e chamaram-nos para explicações básicas de como aquilo ocorreria...

Lá estou eu, à direita, acompanhada dos novatos, para entender como seria aquele treino.
(Aparentemente, eu sentia mais frio do que todos!). Créditos da foto para o Correr Lisboa.
Faríamos um aquecimento inicial...

Grupo de corredores aquecendo antes do início da corrida. Créditos da foto para o Correr Lisboa.
E nos dividiríamos em grupos, conforme o ritmo em que correríamos. Independente do grupo, todos correriam 40min pelos arredores e retornariam ao ponto de partida.
Dando start no Garmin para iniciar o treino. Créditos da foto para o Correr Lisboa.
Ao longo do treino, comecei a conversar com uma jovem portuguesa. A Inês tinha 20 anos e já participava de treinos do Correr Lisboa. Ela tinha planos de correr a primeira meia dela no ano que vem: 21 com 21! E o treino foi ficando mais divertido, tendo com quem conversar! Ganhei uma companhia naquela hora, e ganhei mesmo uma amiga portuguesa, que já leu o meu blog do início ao fim! Querida demais!

Eu e a Inês correndo em volta do Jardim do Campo Grande. Créditos da foto para o Correr Lisboa.
E claro que correndo, o corpo foi esquentando, e eu até pude subir as "orelinhas" do meu boné! Já nessa altura, eu estava certa de que tinha sido uma ótima decisão ter deixado o meu aquecedor. E como diz o David, professor do ginásio (= "academia" em Portugal): "Só tá frio pra quem tá parado!"
Correndo na fria noite lisboeta. Créditos da foto para o Correr Lisboa.

A Inês sentiu dor no ombro e precisou voltar antes. Continuei sozinha, tentando manter um bom ritmo. Quando cheguei ao final, os corredores estavam chegando e reunindo-se ao redor de um carro, onde os guias do Correr Lisboa nos ofereciam água e isotônico. Foi ótimo!
Final de treino. água e alongamentos. Créditos da foto para o Correr Lisboa.
Fizemos alongamentos e conversei com as atenciosas Luísa e Carolina, guias do Correr Lisboa, para saber se eles tinham treinos de manhã. Disseram que sim, às quartas e às sextas, às 8h, numa pista de atletismo. E tinham também um treino só para mulheres, às quintas à noite, no Parque das Nações.
Final de treino. Créditos da foto para o Correr Lisboa.
Então, ainda há muito mais o que conhecer de treinos aqui em Lisboa. E há muita gente que faz parte desse nosso mundo da corrida! Gostei mesmo de ver! Ah, e o slogan deles é ótimo: "Juntos vamos pôr lisboa a correr"!

Para os que estiverem morando aqui, ou de passagem, mas que não querem perder o pique, recomendo conhecerem esse grupo tão simpático e acolhedor. Por meio da fanpage (https://www.facebook.com/correrlisboa) ou do site (http://www.correrlisboa.com) deles também é possível verificar sobre os treinos!

Ah, depois do treino, eu poderia pegar o autocarro, o metro (aqui é sem acento mesmo!), mas resolvi voltar correndo, para completar 8km!

É isso aí, queridos amigos, juntos, podemos colocar mais gente ao nosso redor a correr! ;)

4 comentários:

  1. Que querida! Gostei que me mencionasses :) Vamos lá ver se aquela maldita dor não regressa, nem mais nenhuma. Gostei da ideia de irmos correr ao domingo!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pronto, Inês! No domingo que estiver em Lisboa, corremos!
      Durante a semana tentamos nos encontrar nos treinos! ;)
      Beijos!!

      Excluir
  2. Bem vinda aos treinos...é só malta fixe e vamos melhorando uns com os outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitooo obrigada, "nemagiev"!!
      Corredores são mesmo parte de uma malta fixe!! :)

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.