quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A corrida de São Silvestre pelo mundo

- Meu pai já correu 13 maratonas!
- E ele já correu a São Silvestre?!

A São Silvestre é tão famosa assim que muitas pessoas nem sabem que ela é bem mais curta que a maratona...

Aliás, muitas pessoas pensam que maratona = prova de corrida. Isso é em grande parte culpa da mídia, quando divulgam expressões como "maratona de São Silvestre", "maratona de 10km", "maratona de 5km"... São verdadeiras heresias para corredores! Afinal, maratona é uma prova  de corrida com a distância específica de 42km195m.

Fechado o parênteses da minha divagação e voltando ao assunto "São Silvestre"!

A principal corrida de São Silvestre é aquela que hoje tem 15km e acontece na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro de cada ano.

Esse ano a São Silvestre comemorou 90 anos
desde a sua criação!
Algumas curiosidades da Wikipédia!

  • Ela foi criada em 1924, quando contou com apenas 48 participantes... 
  • Apenas em 1945, com o fim da guerra, a corrida passou a contar com a participação de estrangeiros.
  • Apenas em 1975, com a declaração pela ONU do Ano Internacional da Mulher, a corrida passou a contar com a participação das mulheres.
  • Destacam-se entre seus corredores, importantes nomes do atletismo mundial, como o queniano Paul Tergat, o checo Emil Zátopek, e a portuguesa Rosa Mota. 

Além de conhecida em todo canto do mundo, hoje várias cidades do mundo organizam corridas de São Silvestre, e uma delas calhou de ser minha nova cidade:  a linda e boa Lisboa!

Apesar de ser uma corrida de São Silvestre, a de Lisboa não aconteceria no dia do santo (31 de dezembro) e nem teria 15km como a de São Paulo.

Bem, 10km no dia 27 de dezembro era muito razoável para os treinos que eu estava fazendo e funcionava com meu calendário (pois ainda não teria viajado), logo, me inscrevi!

Farei um outro post contando de como foi a experiência da São Silvestre no frio de Lisboa!

Por enquanto, segue link com um vídeo muito legal (ou bué fixe para os portugueses) do percurso: http://vimeo.com/113492768

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.