segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O ritual do chá

Em "Diariamente", Marisa Monte recomenda para quem não acorda: balde, para vigias em ronda: café, para parecer mais nova: Avon, para levar na escola: condução, para todas as coisas: dicionário...

Diariamente, eu recomendo para todas as anteriores: chá verde com gengibre!

Primeiro, vamos falar das propriedades do chá verde e do gengibre e depois vou dar uma dica de como vocês podem prepará-lo até mesmo no ambiente de trabalho!

Propriedades

O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia Sinensis, a mesma planta que dá origem ao chá branco, preto e oolong. A diferença entre eles está basicamente na fermentação. No caso do chá verde, é levemente fermentado.

O chá verde contém cafeína, que é uma substância termogênica, ou seja, acelera seu metabolismo e ajuda a emagrecer. Mas muito mais importante que seu poder termogênico, é seu poder poder antioxidante. O chá verde é rico em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células.

Outros benefícios do chá verde são: diminuição do colesterol ruim, prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, proteção contra o câncer, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.

Não existe uma tabela nutricional correta para o chá verde, pois existe grande variação nutricional na folha dependendo do seu plantio, tratamento, adubo e até região em que foi plantado.

Por sua vez, o gengibre possui propriedades terapêuticas resultantes da ação de substâncias como canfeno, felandreno, zingebereno e zingerona. O gingerol é a substância responsável pelo sabor picante do gengibre.

Da mesma maneira que o chá verde, o gengibre possui propriedade termogênica, aumentando o consumo de energia do corpo.

Outros benefícios do gengibre são: ação bactericida, desintoxicante, auxílio na digestão, prevenção de câncer, melhora do colesterol e na dor da artrite.

O gengibre também é utilizado na medicina popular em diversos países como medicamento natural.

As informações acima a respeito das propriedades do chá verde e do gengibre foram cedidas por Denis Vidigal, um amigo que tem um site muito bom, o qual recomendo: http://emagrecersemdieta.com.br/

Ingredientes

Para fazer 500ml de chá:
  1. chá verde desses que vem em folhas secas.
  2. gengibre
  3. água quente
  4. garrafa térmica
  5. coador de metal 

Na foto abaixo, vocês podem ter mais ou menos uma ideia...

Se, como eu, vocês saem sempre correndo de casa, ou vão trabalhar direto do treino, dá para fazer o chá até no trabalho! Estou conseguindo fazer o meu dessa forma:

Deixo sempre  na minha gaveta: (i) um tupperware com alguns pedaços de gengibre; (ii) uma faquinha; (iii) um pacotinho de chá verde em folhas secas; (iv) uma colherinha.

Sobre a minha mesa tenho uma xícara comum (que não aparece na foto), e sobre ela deixo o coador de metal, que tem uma tampinha com borda vermelha. Ganhei ele das minhas amigas (Obrigada, Mari, Ká, Mar e Lari!). Vinha junto com uma xícara de vidro e elas compraram na loja Talchá, mas acredito que vocês possam achar em muitos lugares.

Tive sorte que o coador também se encaixa direitinho na minha garrafa térmica (nela cabem 500ml). A "minha" garrafa é na verdade do meu irmão. Ele comprou no Starbucks, em Vancouver. Mas, como agora ele está em outro intercâmbio, adotei a garrafa! (Lu, traz mais uma garrafa desse tipo daí! rs)

Modo de preparo
  1. Corto 2 ou 3 pedaços de gengibre. Deixo o gengibre no fundo da garrafa. (Minha nutricionista diz que é melhor não descascar, pois quanto menos os alimentos forem processados/manipulados há uma melhor manutenção de vitaminas e minerais).
  2. Coloco as folhinhas secas de chá verde no coador de metal. (Já coloco uma quantidade a olho, mas uso por volta de umas 2 colheres de sopa rasas).
  3. Coloco o coador de metal dentro da garrafa e encho de água quente, a qual sempre pode ser encontrada na garrafa ao lado da de café, em quase qualquer lugar.
  4. Encho de água até a boca e tampo. Deixo o chá em infusão por, aproximadamente, 5 min.
  5. Retiro o coador de metal e coloco sobre minha xícara, para depois jogar fora as folhinhas. (Notem que o gengibre continua no fundo na garrafa, para que eu possa absorver mais de suas propriedades enquanto tomo o chá).
  6. Tomo um golinho até que eu consiga fechar a garrafa, para conservar o chá quentinho e vou tomando pela manhã.
Obs: O chá verde é um pouco amargo, mas dá para acostumar muito bem, principalmente se vocês não deixarem em infusão por tanto tempo! Foi minha nutricionista Débora quem me deu o toque do gengibre, que, por sua vez, dá um toque mais saboroso ao meu chá verde!

Seguem as fotos das etapas do preparo:


2 pedaços de gengibre no fundo da garrafa

Encher a garrafa com água quente


1 medida de chá verde no coador de metal colocado dentro garrafa

Fechar a garrafa e aproveitar!
Deixar em infusão por 5min
Retirar o coador de metal da garrafa

7 comentários:

  1. Ótima Dica Marina,
    Eu adoro o chá verde, tomo diariamente o da Herbalife que é em pó, super prático de fazer , pois tomo geladinho, uma delícia!
    Vou inovar e acrescentar o gengibre pois é um alimento também super rico e indicado para a boa saúde.
    Bons hábitos precisam ser cultivados. Vale a pena tentar, seu corpo agradece.
    Valeu Sobrinha!! Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, tia Lily!!
      Eu tomava gelado batido com limão e adoçante sucralose, mas daí com as dicas da nutricionista, mudei um pouco e adorei o gengibre!
      Corpo e mente agradecem! ;)
      Um beijão!

      Excluir
  2. Quer dizer então que perdi minha garrafa técnica favorita, que uso todos os dias para tomar café com leite no caminho da Poli. Ok! Vou ver se acho alguma coisa do gênero aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. Lu, to cuidando bem dela!! Qnd vc estiver de volta, eu devolvo! Prometo! ;)
      Mas, se achar algo parecido por aí, eu quero!! (a nova! rs)
      Beijos!!

      Excluir
  3. Marina, ótimo post! Comecei a tomar o chá e percebi ser bastante diuretico, muito bom para a saude mesmo! Valeu muito a dica!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Si!!!
      Precisamos nos encontrar de novo no parque!! :)
      Beijos!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.