terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Amador de final de semana


por Vivi Figueiredo

Depois do Devedor (Sedentário endividado), a segunda fase de um futuro atleta do mercado financeiro é a do Amador de final de semana. Para saber se você está nesse patamar, vamos às características:

Fase II: Amador de final de semana

Sinônimo no Jargão Financeiro: Gastador

Frases: “Nunca consigo comprar tudo que quero”; “Só tenho algumas moedinhas”; “Por que eu não tenho tudo?”; “O dinheiro do mês vem com destino fixo: pagar as contas e mais contas”; “Não tenho controle, muito menos planejamento”; “Gasto sem saber e sem monitorar”.

Condicionamento Físico: É o típico jogador de futebol de fim de semana. Ele não faz mais nenhum outro esporte (isto é, ele só tem uma fonte de renda) e consegue aguentar até o final da partida, aos trancos e barrancos. Ele tem um pouco de fôlego, tem disposição, mas o futebol é apenas a desculpa para se reunir com os amigos, tomar cerveja, e fazer um churrasquinho depois. Isto é, por mais que ele saiba que não tem preparo, ele não extrapola no exercício, pois reveza com os amigos que estão no banco de reservas, mas também não se esforça para melhorar a situação. E claro, depois se joga na bebida e na comida, desregradamente. O grande problema desse "tipo" é que o índice de problemas físicos e infartos para os amadores de final de semana é alto.

Característica Básica do Amador: Gastar até o fim. Desconhece que é necessário juntar dinheiro para uma emergência ou para os meses com maiores gastos, como o começo do ano que tem IPTU e IPVA, por exemplo. Vive na luta e acredita não ter dinheiro para nada, pois não sabe o destino dele.

O Amador é melhor que o Sedentário (Devedor), pois não tem dívidas, mas também não sobra nem uma migalha a não ser para pagar as necessidades e desejos imediatos.

Esse tipo gasta todo o dinheiro do mês e acredita que o aumento de salário resolveria perfeitamente os seus problemas, o que é um engano. Um princípio básico de educação financeira é "suas necessidades aumentam proporcionalmente ao aumento da sua renda".

Teoria utilizada: Se vira nos 30. Se desdobra de todas as maneiras para que aquele dinheiro dure os 30 dias do mês. Para isso, ele faz oração, mandinga, vai no psicólogo, desabafa com os amigos e gasta ainda mais.

Cuidado! A linha entre o Sedentário (Devedor) e o Amador (Gastador) é tênue, como a diferença de condicionamento é pequena. O motivo disso, é que nesse nível é que você sempre luta para o salário caber no orçamento e não tem fôlego nem resistência.

E aí, se identificou como Amador de final de semana? Se a resposta for sim, não se deprima, pois esse já é um começo e não ter dívidas é um privilégio para quem não tem controle financeiro.

Por outro lado, a minha única apreensão é que você vive na corda bamba. Não tem dinheiro para um imprevisto nem margem de segurança para eventuais problemas de saúde, por exemplo.

Com um pouco de esforço e controle, você pode migrar do Amador para o Esportista, quer saber como? Aguarde o próximo post e, enquanto isso, apesar de não ter muito condicionamento, pode parar de caminhar e começar a trotar!

   


Instagram: @bolsacarteira_

Twitter: @VivisFigueiredo e @bolsacarteira_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.