terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Atleta de investimentos



Após ter passado pelas fases do Sedentário, do Amador, e do Esportista, chegou o momento de brilhar e cruzar a faixa de chegada da maratona! 

Fase IV: Atleta

Sinônimo no Jargão Financeiro: Investidor

Frases: “Eu tenho consciência de que é preciso economizar e investir o dinheiro guardado”, “De nada adianta só economizar”, “Estudo o mercado e ajusto meus investimentos de acordo com a economia”, “Eu mesmo monitoro os meus investimentos”, “Se foi duro para conseguir economizar, agora é a hora de multiplicar”, “Um real poupado é um real ganho”. 

Condicionamento Físico: O atleta tem um condicionamento físico invejável. Ele é capaz de correr uma maratona ou fazer um triathlon numa boa. Está preparado para eventuais quedas no percurso, como velocidade abaixo do esperado, ou uma montanha para subir que não tinha planejado, mas com calma e conhecimento, ele consegue se superar e alcançar os objetivos e desafios. Na maioria dos casos, são pessoas que buscam desafios e que querem ter a liberdade financeira. 

Característica Básica do Investidor: É uma pessoa que tem conhecimento sobre investimentos e economia. Sabe exatamente quanto ganhou nas suas aplicações no últimos meses e quais investimentos estão rendendo mais. É antenado e ligado em tudo. Não deixa o seu dinheiro 100% nas mãos dos outros. 

Se você chegou nessa fase, parabéns!!! Além de pagar as suas contas, você guarda uma quantia considerável para investir! 

Investir não é uma atividade fácil, e se fosse não existiria pessoas no vermelho, não é verdade? Isso se deve ao fato de que investir, exige autocontrole, disciplina, conhecimento, um pouco de sangue frio e paciência. 

Para correr uma maratona ou participar do ironman, é preciso preparação, força e garra. Essa é a grande diferença das outras fases: preparação, planejamento, estudo e conhecimento. 

O investidor transcende do poupador pois nesse estágio ele utiliza todo o conhecimento financeiro a seu favor. A ambição do investidor é conseguir que o resultado financeiro dos seus investimentos renda o suficiente para saciar seus desejos e necessidades sem que precise utilizar as suas economias ou o salário. 

Teoria utilizada: Teoria da Carteira de Markovich

Para um Atleta, nada melhor que uma teoria clássica do mundo financeiro que resumidamente diz: diversifique os seus investimentos e assim reduzirá o risco deles. Para isso, é necessário conhecer todas as formas de investimento, isto é, poupança, renda fixa, imóveis e renda variável. 

Além disso, cabe esclarecer, o porquê de ser um atleta e ter desafios. Na maioria das vezes, os atletas sabem com quem vão competir, conhecem o seu histórico, mas não sabem sua preparação minuciosamente, nem o potencial que eles tem naquele dia de vencer a prova. Competir é correr risco. Da mesma forma que há a probabilidade de você perder e até se machucar, também há a de ganhar. 

Assim, a maioria das pessoas que se encontram nessa fase são independentes financeiramente, o que não significa que ela irá deixar de trabalhar, ao contrario, ela irá trabalhar com o que gosta, com o que lhe dá prazer e sempre com o seu dinheiro, afinal ela tem que monitorá-lo.



www.bolsacarteira.com.br


Instagram: @bolsacarteira_

Twitter: @VivisFigueiredo e @bolsacarteira_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.