domingo, 30 de junho de 2013

Monitorando meu treino de 25km

Como disse pra vocês em algum post anterior, uma das etapas do meu treinamento consiste em conectar o Garmin no computador, e colocar o hiperlink na minha planilha, para que o Marcão possa acompanhar meu treino.

O Garmin é um relógio com GPS, que vem com um frequencímetro. Correr com ele revolucionou a minha corrida e de todos os corredores que dele já viraram dependentes. Isso porque com o Garmin nós não temos apenas um cronômetro: nós podemos saber exatamente com quantos quilômetros estamos, a que ritmo estamos correndo naquele exato momento, quando completamos cada quilômetro e qual foi o ritmo médio dele, além da frequência cardíaca, elevação de todo percurso, o gasto calórico. Sem contar que você pode configurar o relógio para marcar suas pausas e recomeços automaticamente, ou para apitar ou marcar outras distâncias. Bom, há uma infinidade de funções. E o mais legal foi quando comecei a treinar com o Marcão e ele me "apresentou" ao Garmin Connect. Você conecta seu Garmin no computador e pode ver todos os detalhes da sua corrida ali, inclusive o mapa do percurso por onde andou. Até se você correr um pedaço em zig-zag, aproximado o mapa, é possível ver o zig-zag! É realmente incrível!

Assim como compartilho com o Marcão, estou compartilhando com vocês, no link abaixo, o meu treino de hoje para que possam entender isso que expliquei acima:

http://connect.garmin.com/activity/335678021

Hoje fiquei bem contente. Corri 25km, em 2h28min, numa média de 5min56s por quilômetro. Ou seja, abaixo de 6min por quilômetro (ou para quem não está acostumado com essa linguagem, numa velocidade acima de 10km/h). A proposta do Marcão era que eu corresse os 10 primeiros quilômetros no ritmo de 6:10, os outros 10 no ritmo de 5:50, e os 5 últimos no ritmo de 5:45. Amanhã terei skype com o Marcão, daí  saberei o que ele achou, mas eu já fiquei bem feliz.

Um agradecimento ao meu pai que tirou fotos antes e durante o treino, à minha mãe que também estava correndo e com quem cruzei várias vezes no percurso, e ao meu irmão Lucas que me acompanhou do quilômetro 10 ao 20! Hoje o parque era nosso. Uma delícia correr com esse clima fresquinho, que não desgasta tanto, e que afasta aqueles que só vão ao parque nos domingos de sol!

Obs.: Um amigo pediu dica de qual Garmin comprar. O modelo do meu é o Forerunner 310XT. Ele é um modelo um pouco mais antigo, mas que não perde pros outros, a não ser que você também queira usar para nadar (nesse caso, precisará de um a prova d’água). Se não, pelo custo-benefício do Garmin Forerunner 310XT, recomendo!

Obs. 2: Existem outras marcas com quase as mesmas funções do meu relógio Garmin: Polar, Suunto, Timex, Nike, entre outros, sem contar apps de celulares, mas eu treino e gosto do Garmin.

4 comentários:

  1. Ma, está uma delícia acompanhar o blog =)!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bru!
      Fico muito feliz! Ainda mais vindo de alguém que escreve tão bem como vc!
      Tbm é uma delícia acompanhar o seu Lentes Coloridas!
      Beijos!

      Excluir
  2. Má, super obrigada por compartilhar todas essas dicas!! Eu já até consegui escolher um Garmin pra minha irmã!!
    Orgulho da minha atleta favorita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Marthinha linda!
      E sua irmã já está usando o Garmin? Ela tá correndo?!
      Beijos!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.