terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Esportista com poupança regular


por Vivi Figueiredo

Após ter detalhado o perfil financeiro de quem é Sedentário (endividado) ou Amador (gastador), chegou a vez de deixar a preguiça de lado, suar a camisa e melhorar a performance. 

Fase III: Esportista com poupança regular 

Sinônimo no Jargão Financeiro: Poupador

Frases: “Gasto menos do que ganho, por isso poupo”, “Não sobra muito dinheiro, mas o que sobra eu guardo”, “Tenho um pouco de planejamento financeiro”, “Tento me controlar e não gastar no que não devo”.

Condicionamento Físico: É o corredor de 5km. Ele não está preparado física nem psicologicamente para uma prova maior, mas ele tem o costume de praticar atividade física e sabe que tudo tem um limite, não pode exagerar. É a típica pessoa que vive na sua zona de conforto, ela não pensa muito no amanhã, nem tem a ambição de correr provas maiores, isto é, de multiplicar o seu dinheiro. Ela tem a agilidade de um lutador, sabe seus limites, mas não faz nada além disso. 

Característica Básica do Amador: Ver o dinheiro como algo para gastar apenas. É preciso planejamento e corte de custos com o intuito de ganhar segurança e estabilidade para investir e arriscar. Geralmente, quem está nesse nível tem uma poupança, por menor que seja. Se você está nesse estágio, parabéns, é um bom começo. Mas, já que você juntou tanto, que tal fazer o dinheiro trabalhar para você? É para isso que você juntou tanto dinheiro! 

Por isso, para quem é esportista regular, a dica é administrar bem as suas finanças e possuir suas reservas financeiras. Dentro desse perfil, existem vários tipos de pessoas: as que sabem com o que gastam, as que gastam e torcem para a conta fechar no fim do mês, as que poupam e as que acham que poupar é uma forma de investimento. 

Mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, educação financeira não se resume a cortar gastos, ou seja, a poupar. Cuidado! Poupar não necessariamente significa em investir. O equilíbrio das finanças é fundamental para que você atinja o ápice no próximo estágio. 

Teoria Utilizada: Autocontrole e determinação. Para estar nesse nível, é preciso ter controle de si mesmo sobre as tentações da sociedade. Até porque não é qualquer um que acorda cedo e vai correr ou que tem energia para se jogar na piscina e nadar, depois do trabalho. Além disso, é preciso ser uma pessoa determinada a não ceder aos impulsos e a mente alheia, porque todo mundo incentiva você a gastar, mas na hora de pedir dinheiro emprestado, quero ver quem empresta...

Agora que você já trota e que está condicionado, chegou a hora de encarar desafios e conquistar metas. Por isso, pegue todo equipamento necessário (frequencímetro, boné, óculos de sol, relógio, iPod e medidor de km) que a corrida vai começar!



Instagram: @bolsacarteira_

Twitter: @VivisFigueiredo e @bolsacarteira_

2 comentários:

  1. Kkk muito, nao vejo a hora de chegar no perfil maratonista! Acelera ai , vivi! Kkkk
    ramiro saraiva-porto alegre

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. Tem ainda os clássicos 10km, os15 da SSilvestre, os 21,da meia, os 42 km da maratona e uma ultra. Depois disso haja passeios e restaurantes para esbanjar

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.